STC 7 - DR 1

Módulo ministrado pelo formador Paulo Rico cuja proposta de trabalho se refere a STC 7 Saberes Fundamentais.

 

INTRODUÇÃO

 

Esta tarefa é relativa à disciplina Sociedade Tecnologia e Ciência, módulo 7, alusivo ao domínio de referência 1, cujo tema é Saberes Fundamentais, associando conceitos relativos ao “Elemento”.

Segundo a metodologia da tarefa primeiramente irei refletir sobre a origem da vida no planeta Terra, apresentando algumas alternativas à tradicional explicação da evolução da espécie desde os seres vivos unicelulares até aos dias de hoje.

Seguidamente irei relacionar o resultado do referendo nacional sobre o IGV com a posição defendida pela Igreja Católica, relatando, também, por que a igreja católica é tão reservada à mudança.

Posteriormente enunciarei o instrumento que permite a observação e estudo das células, assim como a unidade básica de constituição e de funcionamento de todos os seres vivos.

Por fim refletirei sobre o porquê de todos os seres vivos envelhecerem, bem como se num futuro próximo será possível reverter este processo.

De assinalar que este trabalho será redigido sobre o novo acordo ortográfico.

 

CONCLUSÃO

 

Foi na internet que encontrei a maior parte da informação presente neste trabalho. Não sei até que ponto poderemos considerar toda a informação cibernauta fiável mas, tentei basear-me naquilo que me pareceu mais confiável, porque pude constatar noutras páginas que realmente a informação seria válida.

Apesar de este trabalho ter muitas partes de textos retirados de algumas páginas web, o mesmo me obrigou a muitas leituras e situações de reflexão sobre os mesmos textos.

Foi muito interessante a elaboração desta tarefa pois me fez avivar alguns conceitos aprendidos aquando da minha passagem escolar. Contudo, com o avanço das novas tecnologias, nomeadamente o facto de haver muito material de estudo na internet, fiquei a conhecer novos termos como Abiogénese, Biogénese, Panspermia ou Teoria Cosmozóica e sobre a Teoria de Oparin.

Outro dos temas que achei muito interessante de pesquisar foi a descoberta da nova partícula subatómica, em princípio o bosão de Higgs, também conhecido por "partícula de Deus".

Relativamente ao referendo sobre o IGV, eu sou da opinião que o aborto deve ser legalizado (como foi depois do referendo de 2007), para que as mulheres possam decidir. Hoje em dia, quem quer fazer um aborto fá-lo, nem que a seguir vá morrer a um hospital público, mas fá-lo. A realidade é esta, ter um filho é algo tão importante, e que muda tanto a vida da mãe/pai/pais (para o resto da vida), que por vezes a falta de condições económicas, afetivas e psicológicas, levam as mulheres ao desespero e ao aborto.

E o que dizer do conservadorismo da igreja católica? Em pleno século XXI ainda se discute acerca da religião, nomeadamente das implicações da doutrina e práticas religiosas em relação às mulheres. O patriarcado, o tratamento discriminatório das mulheres e a negação dos direitos reprodutivos prevalecem nas principais correntes religiosas, em particular no Judaísmo, Cristianismo e Islão, e apresentam formas particularmente opressoras nas respectivas fações fundamentalistas. De facto, um dos critérios‑chave para avaliar o carácter progressivo ou regressivo dos movimentos religiosos é a sua atitude em relação às mulheres, e em especial ao seu direito de controlar os seus corpos: divórcio, contraceção ou aborto.

Bastante interessante, também a nível de pesquisa e composição, foi o trabalho realizado sobre a célula. O aperfeiçoamento dos microscópios, a constante evolução das técnicas citológicas e o contributo da bioquímica e da biologia molecular permitiram um progresso considerável na conceção da estrutura da célula. O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida. Todos os seres vivos estão ligados entre si, por princípios de função, de estrutura, de origem, de evolução, de organização, de trocas de materiais e energia e por ciclos naturais. Esta unidade fundamental subjacente na enorme diversidade da vida está encerrada em cada célula, em cada ADN, onde as suas principais características são a universalidade e a variabilidade.

De referir, por ultimo, que este trabalho está redigido segundo o novo acordo ortográfico.

STC 7_O_Elemento_Humberto_Santos.docx (652,3 kB)