STC 6 - DR1
Módulo ministrado pelo formador Paulo Rico cuja proposta de trabalho se refere a Urbanismo e Mobilidade.
INTRODUÇÃO
Esta tarefa é relativa à disciplina Sociedade Tecnologia e Ciência, módulo 6, alusivo ao domínio de referência 1, cujo tema é Construção e Arquitetura, associando conceitos de construção e arquitetura à integração do bem-estar individual.
Segundo a metodologia da tarefa primeiramente irei descrever o local onde habito, comparando-o com outros bairros, identificando os locais de residência tais como, bairros sociais, condomínios, encontrando semelhanças e/ou características próprias.
Seguidamente abordarei as diferenças entre as construções recentes e as com mais de vinte anos, a nível de isolamento, acessibilidade, ecologia, áreas dos espaços, entre outras, e relatarei o desenvolvimento de novos materiais como resposta a recuperações inovadoras de edifícios antigos ou a construções de novos edifícios de arquitetura inovadora, no que concerne a critérios de segurança sísmica, de isolamento térmico e acústico, ou de inclusão de serviços, tais como climatização central, aspiração, cablagem estruturada, tintas anti fungos, isolamento por Wall mate e roo mate, paredes e tetos falsos, estruturas de vigas de aço, canalização de PEX ou de aço inoxidável.
Posteriormente identificarei os diferentes espaços funcionais nos alojamentos das famílias portuguesas em função de tradições socioculturais, como por exemplo, pátios interiores, alpendres, cozinhas, zona social e privada entre outras circunstâncias.
No ponto seguinte, relatarei a diferenciação dos espaços de um alojamento familiar e as suas necessidades de remodelação consoante o estilo de vida dos diferentes elementos da família.
Depois narrarei os modos de integração de famílias deslocadas de determinado tipo de alojamento para outros contextos sociais, relativamente a modos de intervenção social em bairros de construção social alvo de processos de realojamento.
Finalmente descreverei de um modo sucinto o meu ideal de construção e arquitetura harmoniosa adaptado às exigências da vida e gosto pessoal.
Acrescento, ainda, que esta tarefa foi elaborada gramaticalmente segundo o novo acordo ortográfico.
CONCLUSÃO
Este é um trabalho respeitante à disciplina de STC-6, cujo assunto é Construção e Arquitetura, associando conceitos de construção e arquitetura à integração do bem-estar individual. Ao longo do mesmo, fui confrontado com temas e realidades pelos quais me exigiu muita pesquisa e reflexão sobre os conteúdos apresentados.
Concluo que se necessita criar condições para um acesso mais equilibrado não só a uma habitação condigna, como também de qualidade, de forma a eliminar-se as disparidades espaciais de subequipamento, de marginalização, principalmente através da aposta na requalificação dos bairros, já existentes, quer também pela reconversão de áreas abandonadas, que poderiam ser convertidas em áreas habitacionais, aproveitando-se da melhor forma os terrenos disponíveis e evitando-se um alastramento da mancha construída para terrenos agrícolas e/ou florestais indispensáveis ao equilíbrio ecológico do espaço urbano. A nova pobreza urbana gera situações de exclusão social, onde se questiona o próprio princípio da dignidade humana, onde muitas famílias vivem sem o mínimo de condições, sejam elas habitacionais ou de outra ordem, numa vida onde os valores éticos e morais afrouxam e os laços das raízes e das identidades se vão decompondo, dando azo a que a marginalidade se instale mais, a cada dia que passa.
Cabe, portanto, a quem de direito legislar e salvaguardar o disposto do artigo 65º, da Constituição da República, no seu ponto 1. “Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar” e no seu ponto 2. “Para assegurar o direito à habitação, incumbe ao Estado: Programar e executar uma política de habitação inserida em planos de ordenamento geral do território e apoiada em planos de urbanização que garantam a existência de uma rede adequada de transportes e de equipamento social”.
STC6-URBANISMO E MOBILIDADE - HUMBERTO SANTOS.pdf (881,2 kB)