STC 6 - DR 2, 3 e 4

Módulo ministrado pelo formador Paulo Rico, cuja proposta de trabalho se refere a DR2, DR3 E DR4- Ruralidade e Urbanidade, Administração, Segurança, Território, Mobilidades Locais e Globais.

 

INTRODUÇÃO

 

Este é um trabalho referente à disciplina de STC – 6, cujo tema reflete os modelos de urbanismo e mobilidade. Inseridos no tema em questão, irão ser analisados e retratados assuntos relacionados com os seguintes domínios de referência: Dr2- Ruralidade e Urbanidade, Dr3- Administração, Segurança e Território e Dr4- Mobilidades locais e Globais.

Relacionado com o Dr2, primeiramente, irei refletir sobre o espaço onde nasci e cresci, relacionando-o com as alterações sofridas, nomeadamente a nível de indústria e comércio, considerando as alterações verificadas no espaço relatarei que novas profissões foram surgindo, se tiveram ou não algum impacto profissional, no meu caso em particular e, por fim, referirei as técnicas utilizadas na agricultura tradicional e na agricultura moderna, indicando métodos, técnicas e produtos utilizados atualmente na preservação do ambiente face aos mais antigos. Relativamente ao DR3, explorarei a relação entre o desenvolvimento da rede rodoviária e a transformação da densidade e aglomeração populacional dos territórios, seguidamente, identificarei as várias técnicas de vigilância, sinalização e segurança rodoviária na vertente tecnológica, irei refletir sobre a importância do pelouro do urbanismo na gestão do território, dando alguns exemplos, abordarei o tema da condução sob o efeito do álcool, no âmbito da segurança rodoviária, assim como os mecanismos de segurança existentes nos novos veículos automóveis.

Por fim, em conformidade com o DR4, identificarei alguns fluxos migratórios (de entrada e saída) verificados em Portugal no século XX, relacionarei esses fluxos migratórios com estruturas de oportunidades (económicas, políticas e culturais) muito assimétricas entre regiões e países, os meios de transporte utilizados nas migrações ao longo dos tempos e suas características, posteriormente relatarei as alterações dos custos e tempos de transporte na estrutura das e, por último, relacionarei a evolução dos meios de transporte, as suas evoluções tecnológicas e as configurações das migrações efetuadas.

A componente linguística deste trabalho está formulada segundo o novo acordo ortográfico.

 

CONCLUSÃO

 

Este é um trabalho respeitante à disciplina de STC-6, cujos domínios de referência são, Dr2- Ruralidade e Urbanidade, Dr3- Administração, Segurança e Território e Dr4- Mobilidades locais e Globais.

Ao longo do mesmo, fui confrontado com temas e realidades pelos quais me exigiu muita pesquisa e reflexão sobre os conteúdos apresentados.

Relativamente ao primeiro domínio de referência sobre ruralidade e urbanidade, identifiquei as várias alterações sofridas no local onde vivi, a nível de indústria e comércio e relatei as diferenças existentes entre a agricultura tradicional e a moderna.

Quanto ao domínio de referência respeitante à administração, segurança e território, constatei que a segurança rodoviária é uma problemática quase tão diversa quanto complexa. Atuar nas diversas frentes é por isso um conjunto de processos que deve ser levado a cabo de forma integrada, seja por parte das autoridades de trânsito, seja por parte dos condutores. Realço o caso do efeito visual e/ou auditivo, dissuasor, da presença das autoridades e sistemas de deteção e vigilância que tem um efeito positivo e imediato no comportamento dos condutores portugueses.

Sobre o urbanismo opinei sobre aspetos que, no meu entender, deveriam ter mais atenção por parte do pelouro do urbanismo da cidade de Setúbal. Gostaria, no entanto, de realçar uma frase do ex-vice-presidente da Câmara do Porto, Paulo Morais, que afirmou a propósito de corrupção no poder local, que “A margem de lucro do urbanismo em Portugal só é equivalente à do tráfico de droga». «Lucro do urbanismo é equivalente ao do tráfico de droga».

Finalmente, reconheci as diferentes formas de mobilidade territorial (do local ao global), bem como a sua evolução. Concluo que com a forte expansão das cidades e o aumento da motorização à escala interurbana, vários problemas começam a surgir, nomeadamente com o alargamento das periferias, a necessidade de percorrer distâncias cada vez maiores entre locais de trabalho e residência, os congestionamentos, entre outras, e as desiguais condições de mobilidade da população, terão contribuído para uma maior complexidade dos sistemas territoriais, suscitando a necessidade de repensar as intervenções.

 

STC6-DR2,DR3 E DR4 - HUMBERTO SANTOS.docx (3,5 MB)