STC 5 - DR4

DR 4 – Novas Tecnologias

 

 

 

 

         Este trabalho, respeitante ao domínio de referência DR4, da disciplina de Sociedade, Tecnologia e Ciência, teve como objetivo investigar, refletir e descrever o impacto das novas tecnologias nas sociedades atuais.

As recentes inovações tecnológicas – informatização e a automação – têm provocado grandes alterações ao nível das condições de trabalho e da sua própria organização, isto porque o processo de produção passou a dispensar a intervenção direta do trabalhador causando, assim, um dos maiores dramas que se vive atualmente, o desemprego. Esta crise social é crescente. O crescente número de desempregados, o sobre-endividamento das famílias, a crescente pobreza, entre tantas outras situações. Observa-se este crescimento de problemas sociais, um pouco por todo o mundo, e assistimos à incapacidade de governos, organizações internacionais, empresas e sectores sociais para transformar esta realidade. Evidentemente que a solução não estará só num determinado sector, mas sim numa mentalidade capaz de se fazerem cumprir várias premissas na resolução dos problemas sociais. Na situação do nosso país o sucesso das novas tecnologias exige a inovação dos processos de trabalho e a reconversão profissional, mediante uma formação/educação adequada, que se ajuste às qualificações exigidas pelas empresas, tendo em vista o acompanhamento das novas tecnologias por parte dos trabalhadores. Mencionaria um pequeno excerto da entrevista do Sr. Günter Verheugen, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pelas Empresas e Indústria, concedida à revista Impactus[1] que nos afirma “ Antes de mais, gostaria de realçar que a criatividade, a inovação e o empreendorismo são parte integrante da economia. A criatividade é a principal fonte de inovação e a inovação é o principal driver do crescimento económico e da competitividade. (…) acredito que a atual crise não é apenas económica, mas antes de uma natureza multifacetada. Estamos simultaneamente a sentir um grave abrandamento económico e um desafio ambiental de uma magnitude sem precedentes. A pobreza e a exclusão social exigem também toda a nossa atenção e empenhamento.(…) A atual crise representa uma oportunidade para tentarmos criar a Europa que desejamos.”

A tecnologia evoluiu, assim como o domínio do Homem sobre o ambiente, originando o grande crescimento da população humana no início do século XX, com a ajuda da industrialização e medicina moderna, especialmente na redução da mortalidade infantil. Mediante novos tratamentos, melhores ferramentas de diagnóstico e meios para prevenir uma saúde deficitária, no campo de ação dos cuidados de saúde, a média da esperança de vida atual subiu consideravelmente. O número de seres humanos no Mundo ultrapassa, atualmente, os 7 mil milhões, algo que seria impensável durante séculos de existência do Homem no planeta Terra.

Depois de muita análise e reflexão sobre o tema das novas tecnologias, muitas perguntas e observações ficam por completar:

F O que podemos fazer para evitar o colapso ambiental que espreita o nosso futuro próximo?

F As estimativas apontam para que a capacidade da Terra esteja algures entre os 6 e os 8 mil milhões de pessoas. Se esta estimativa estiver correta, o crescimento populacional tem que ser travado muito rapidamente, para evitar uma rutura. Infelizmente, todas as estimativas apontam para que o crescimento continue até aos 11 mil milhões, antes de estabilizar em meados ou final do século XXI.

F Usar tecnologias "verdes" ou "amigas do ambiente" em vez de tecnologias baseadas em combustíveis fósseis irá reduzir grandemente o impacto tecnológico. As tecnologias sustentáveis permitem ao Homem satisfazer as suas necessidades com mínimo impacto sobre o ambiente, nomeadamente energias solar ou eólica, reciclagem de materiais, etc. Estas tecnologias não são novidade, apenas não foram implantadas por motivos puramente sociais e económicos.

Por fim, gostaria de salientar um vídeo adequado ao tema, cujo título é “Era das Utopias” mailto:https://www.youtube.com/watch?v=xMaBQuXpoYQ&feature=related?subject=Era das Utopias