CP1 - DR2 E 3
Direitos e Deveres Laborais
Proposta de trabalho:
Num mundo globalizado, a livre concorrência entre mercados, ocidentais e asiáticos, tradicionais e emergentes, tem efeitos directos, quer na segurança do emprego, quer no vínculo dos trabalhadores às empresas, que recorrem cada vez mais às prestações de serviços. Por isso, tendo em consideração a sua experiência profissional, identifique os direitos laborais, que se colocam em confronto com a actual dinâmica de mercado, e determine a importância do Código de trabalho na regulamentação dos contractos de trabalho. Na sua reflexão, deve identificar os seus direitos e deveres laborais e evidenciar situações da sua vida profissional em que teve de recorrer à legislação em vigor
Conclusão
Neste trabalho desenvolvo assuntos (temas) que, no meu caso pessoal e ideológico, reconheço serem mais pertinentes em relação ao tema em questão direitos e deveres laborais.
Comecei por descrever a história do dia do trabalhador, tanto a nível internacional, como no nosso país, reconhecendo que as lutas de outrora, em relação aos direitos do trabalhador, hoje em dia, quase não se aplicam, derivado à nova conjetura socioeconómica dos países e em particular do nosso.
Descrevi direitos e deveres laborais, quer sejam do empregador, ou do trabalhador, direitos e deveres respeitantes a nível de saúde, higiene e segurança no trabalho, assim como, o contrato de trabalho a termo, o grande flagelo da nossa sociedade laboral.
Concluo que a sociedade na qual estamos inseridos é provida de uma constante e cada vez maior desigualdade entre classes, e que as entidades patronais se esforçam no sentido de esconder e desvalorizar os direitos dos seus trabalhadores em função de mais lucros, mais produtividade e menos despesa. As famílias deveriam interessar-se em conhecer os códigos que orientam a lei laboral, as escolas deveriam preparar os seus estudantes para algumas atrocidades que se verificam na vida enquanto trabalhadores, as entidades fiscalizadoras deveriam regular os contratos de trabalho, identificar e denunciar situações de abuso, de emigração ilegal, de fugas ao fisco entre tantas outras situações que promovem as desigualdades.
CP1 - DR2 Humberto Santos.pdf (556,9 kB)